10 dicas fundamentais de atendimento ao cliente

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O atendimento ao cliente é um passo fundamental para quem está à frente de qualquer empresa. Independentemente de ser uma loja física ou e-commerce, se o consumidor não estiver satisfeito com a maneira como é atendido, dificilmente o seu negócio vai sobreviver.

Em contrapartida, oferecer um serviço de excelência pode potencializar vendas, fidelizar e ainda conquistar embaixadores para a sua marca de forma espontânea. Por isso, vamos mostrar neste post, 10 dicas fundamentais de atendimento que vão fazer toda a diferença na relação da sua empresa com os seus consumidores.

1. Atenda bem qualquer pessoa

Livre-se de preconceitos e atenda bem sem julgamentos qualquer pessoa que entrar na sua loja. Tenha certeza de que a sua equipe esteja alinhada com esta exigência.

2. Mostre boa vontade

Somos humanos e nem sempre estaremos nos nossos melhores dias. Isto acontece com todo mundo. De qualquer forma, ao demonstrar boa vontade você cria uma atmosfera amigável para quem trabalha e para quem é atendido. Leve isto para todas as etapas.

Muitos clientes se queixam por terem recebido um tratamento antes de comprar e outro completamente diferente nos casos em que precisaram voltar à loja para esclarecer dúvidas sobre o produto.

3. Garanta treinamento aos colaboradores

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Uma equipe bem treinada e que domina assuntos referentes ao segmento garante um grande diferencial no atendimento ao cliente. Tenha certeza de que todos estejam por dentro de tendências, novidades da loja e processos de venda e trocas, por exemplo.

Se você trabalha com vendas, tente buscar formas de se aprimorar. Procure por cursos, leia bastante e assista vídeos sobre o segmento no qual trabalha.

4. Dê liberdade ao cliente

Tenha certeza de que o cliente saiba que você está ali para ajudar caso necessário, mas não fique perseguindo o consumidor dentro da loja. Muitas pessoas precisam de espaço e ficam constrangidas com a presença constante do atendente.

5. Não discuta na frente dos clientes

Jamais discuta assuntos referentes à rotina de trabalho da loja na frente de clientes. Reclamar do horário, da falta de funcionários ou do excesso de trabalho gera um ambiente extremamente desagradável e pesado para os consumidores. Não que estes problemas devam ser ignorados, mas é preciso encontrar uma forma de buscar soluções em um momento mais adequado.

6. Tenha um canal para críticas

Lidar com críticas é algo difícil por natureza, mas extremamente necessário. Tenha um espaço e pessoas preparadas para receber este feedback dos clientes e gerenciar crises.

Outro fator importante é acompanhar o que falam do seu negócio nas redes sociais. Elas são referência para muita gente e essas informações não podem mais serem ignoradas, mesmo que você não trabalhe com e-commerce.

7. Evite expressões negativas

Cuidado com o excesso de palavras negativas como “não pode” e “está errado”. Claro que dizer não é fundamental muitas vezes, mas tente afastar a cultura do “não” no ambiente de trabalho.

8. Crie uma atmosfera agradável

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Cuide bem dos seus colaboradores e preze por uma atmosfera harmônica no ambiente de trabalho. Ao entrar na sua loja, os consumidores podem sentir se o clima é amigável ou não. Quanto melhor o ambiente, mais chances de o seu cliente permanecer por mais tempo e voltar mais vezes.

9. Não seja invasivo

Saiba as perguntas certas a serem feitas e não faça com que o seu cliente se sinta em um interrogatório. Nem todo mundo gosta de falar sobre assuntos pessoais e ao serem instigados pelo atendente, podem se sentir incomodados.

Seja amigável, mas não force uma intimidade como se vocês fossem grandes amigos. Deixe o cliente à
vontade e jamais faça coisas do tipo abrir o provador para ver como ficou a roupa.

10. Tenha um diferencial

Em outro post aqui no blog, destacamos como as embalagens personalizadas podem melhorar a experiência de compras. Este é um exemplo de diferencial que você pode utilizar na sua empresa. Desta forma, você surpreende o cliente e ainda demonstra cuidado com o produto vendido.

Lembre-se de estudar o seu público para encontrar formas criativas de agregar valor ao que você vende.

Sabemos que é impossível agradar a todos, mas ao seguir estas dicas sobre atendimento ao cliente você vai dar um grande passo para se destacar no mercado. Aproveite e leia também este outro post para saber como decorar uma vitrine e conquistar a atenção de quem passa pela sua loja.

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