Descubra quais dicas essenciais para inovar as embalagens das refeições prontas!
Com a chegada da pandemia, o setor alimentício está vivendo uma nova experiência no mundo dos negócios: o maior uso dos aplicativos de entrega como uma ferramenta para impulsionar as vendas de refeições prontas. O chamado delivery é um dos métodos mais utilizados atualmente, sobretudo, nesse momento em que há a recomendação de todos ficarem em casa.
Por conta do aumento do uso desses aplicativos, o podcast Neg News da Revista Época Negócios entrevistou Diego Barreto, CFO (Chief Strategy Officer) do Ifood. O executivo abordou um ponto extremamente importante para a área alimentícia: os novos hábitos dos consumidores de delivery.
Tendo em vista a importância do tema, segue abaixo quais são esses novos hábitos e dicas de como utilizá-los para aumentar as suas vendas!
Dicas de embalagem com base nos hábitos dos consumidores de delivery
Demandas no período do café da manhã e tarde
Um dos novos hábitos observados pelo Ifood é o pedido de refeições no período matutino e vespertino. Anteriormente, as pessoas costumavam fazer pedidos apenas no almoço e no jantar. Hoje, foi observado um aumento da demanda nos horários do café e do lanche da tarde.
DICA 1: embalagens para o café e lanche da tarde
O que você acha de fazer uma embalagem personalizada para os pedidos que são feitos de manhã e tarde? Você pode colocar frases inspiradoras para motivar os consumidores, sobretudo no período da manhã que se iniciam as atividades cotidianas. Essa iniciativa apresenta, além do cuidado com o cliente, uma aproximação de seu restaurante com o consumidor.
Pedidos de refeição para toda a família
O executivo do Ifood informou que, antes da pandemia, haviam muitos pedidos feitos de uma refeição para servir, no máximo, até 2 pessoas, sendo geralmente um casal. Hoje, a situação é diferente: com todos em casa, houve o aumento de solicitações de refeições para atender 3 a 4 pessoas, ou seja, a demanda é maior para refeições destinadas a toda família.
Em outras palavras, anteriormente um casal colocava o seu filho para dormir e somente depois pediam uma comida pronta para os dois. Atualmente, há a mudança nessa configuração com a solicitação da quantidade maior de refeições.
DICA 2: embalagem especial para a família e amigos
Ao verificar que o pedido foi feito por um número maior, como 3, 4 ou 5 pessoas, uma dica é colocar um conteúdo na embalagem destinado para esse público. Tendo em vista a quantidade de pessoas, a embalagem deverá abordar alguma mensagem voltada para a família ou amigos que estão reunidos para comer uma boa refeição. Há também a opção de inserir na embalagem um pequeno desconto nas próximas refeições com o maior número de pessoas. Mais uma vez, iniciativas como essa podem aproximar o cliente do restaurante responsável pelo atendimento.
Almoço de negócios em casa
Nos grandes centros empresariais era bastante comum vermos a formação de mesas enormes em restaurantes reunindo executivos, funcionários e clientes. Hoje, o quadro das refeições de negócios também foi alterado: ainda há a demanda de almoço executivo, porém, realizados em casa. O dia a dia dos funcionários que migraram do escritório para o home office é bem turbulento. Primeiro por conta da fase de adaptação do novo local de trabalho e, em segundo, a questão da produtividade. Como trata-se de um novo cenário, aqueles que estão trabalhando no home office não possuem tempo suficiente para fazer a sua própria refeição, portanto, é comum que os mesmos solicitem comida pronta no aplicativo.
DICA 3: embalagem para refeição de negócios
Para aqueles que estão na fase de adaptação do trabalho que era feito no escritório e agora está sendo realizado em casa, é interessante que se crie mecanismos para esses consumidores lembrarem que estão em um momento de trabalho. Portanto, a embalagem da refeição precisa acompanhar esse fluxo, sejam com imagens impressas que remetam a ideia de “escritório em casa” ou um conteúdo com dicas para home office ou de como aumentar a produtividade. Isso também dará a ideia de proximidade e empatia na relação de cliente e empresa.
Oferta de refeições e produtos regionais
Um conselho do CFO do Ifood é a questão da oferta de refeições típicas de cada região. O famoso chimarrão, por exemplo, é bastante solicitado na região sul do país, enquanto, algumas sobremesas como o açaí são também bastante solicitadas no aplicativo por diversas regiões do Brasil. Portanto, pensar no oferecimento de alimentos que atendam necessidades regionais também poderá ser uma ótima estratégia para os restaurantes e lanchonetes.
DICA 4: embalagens sobre comidas regionais ou datas especiais
Caso você não possa inserir novas refeições no seu cardápio, uma dica é a impressão de embalagens que remetam situações ou comidas típicas de uma região ou determinada data.
Por exemplo, no dia dos namorados, seria interessante aplicar o uso de embalagens especiais para essa data, falando de casais famosos ou até mesmo de imagens que associem a ideia de romance. Essa prática é interessante para que o cliente se sinta abraçado pela empresa, na qual pensou em fazer uma embalagem especial para aquela data que está sendo comemorada.
DICA 5: use o papel barreira para suas embalagens!
Agora que você já sabe as mudanças no comportamento dos consumidores de pedidos de refeição via delivery, aposte em embalagens de qualidade e que façam o uso consciente dos recursos ambientais.
A Sol Nascente Papéis oferece embalagens que estão envolvidas em três pilares essenciais como qualidade, tecnologia e sustentabilidade.
O papel barreira por exemplo é um dos produtos oferecidos pela Sol Nascente com base nesses três pilares.
O papel barreira oferece:
- Qualidade: por apresentar opções de impressões de sua marca e conteúdos em seu papel, fazendo com que a embalagem de seu produto seja única e especial;
- Tecnologia: o papel barreira é feito de um material que não prejudica, nem danifica o sabor de seu alimento, ainda servindo como uma verdadeira barreira de transferência de gordura do alimento;
- Sustentabilidade: a Sol Nascente conta com o selo FSC (Forest Stewardship Council) nas matérias primas utilizadas para fabricação dos seus papéis, que coloca em evidência a garantia que seus produtos são feitos de forma sustentável, de maneira a não agredir o meio ambiente.
Dessa forma, conte com a Sol Nascente para o uso de embalagens feitas especialmente para uma experiência única de cuidado e carinho para você e seus clientes!